Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Expediçao Rio Negro 3 Días
Expediçao Rio Negro 3 Días

Barco Lo Peix Navegando Rio Negro Amazonas

Expedição Rio Negro – Indígena e cabocla

 

3 DIAS (2 noites) Saída pelas 10:00 e regresso 3º dia pelas 14:00/15:00h.

 

Expedição por barco Lo PEIX

 

O Rio Negro é um longo rio da Amazónia, é o mais longo afluente do Rio Amazonas da sua margem esquerda, com mais de 1.600 km de comprimento e é o maior rio de águas pretas do mundo. A composição das suas águas ácidas e livres de matéria orgânica fazem deste rio um ecossistema único e muito especial, onde a presença de mosquitos típicos da região amazónica é praticamente inexistente.

 

O Rio Negro nasce na Colômbia, atravessa um curto espaço de fronteira natural com a Venezuela, onde se junta com o Orinoco através do canal natural descoberto por Humboldt Cassiquiare. O Rio Negro entra em território brasileiro na tríplice fronteira, Cucuí através das cidades de São Gabriel da Cachoeira, onde recebe as águas dos afluentes do Parque Nacional Pico da Neblina, território dos índios Yanomami e continua a leste da cidade de Barcelos, antiga capital da Amazónia localizada no coração da maior arquipélago fluvial do mundo, o Arquipélago de Mariuá e continua com a junção das águas do Rio Branco, formando um encontro espetacular das águas.

 

A partir deste ponto o seu curso atravessa o Parque Nacional de Jaú e o Parque Nacional do Arquipélago de Anavilhanas e finalmente chega a Manaus, onde se funde com o Rio Solimões, e juntos eles formam o maior rio do planeta, o Rio Amazonas.

 

Navegaremos durante 3 dias pelo Rio Negro e no Parque Nacional do Arquipélago de Anavilhanas e em alguns dos seus afluentes com o objectivo principal de conhecer a sua fauna, flora e os costumes dos seus habitantes.

 

Programa base:

 

Primeiro Dia.

 

Embarque pelas 10:00h na Marina do David.

 

Apresentação do barco distribuição dos camarotes e pequena reunião explicando os objectivos da expedição assim como as principais normas de segurança no barco, nos passeios de canoa e caminhadas na selva que efectuaremos durante a viagem.

 

Navegação pelo Rio Negro em direção ao Lago de Arara. Atravessamos a zona mais estreita e profunda do Rio Negro com mais de 150 metros de profundidade e na estação seca poderemos tomar banho nalgumas das suas belas praias de areias brancas.

 

Caminhada na selva da reserva ecológica no sítio do Palmeiral, às portas do Parque Nacional do Arquipélago de Anavilhanas.

 

Acompanhados pelo guia nativo teremos a oportunidade de conhecer muito mais sobre a flora e fauna própria do Rio Negro. No interior da selva teremos oportunidade de aprender técnicas de sobrevivência, caça, recolha de frutos silvestres, medicina tradicional tão importante para estas culturas Amazónicas.

 

O Parque Nacional do Arquipélago de Anavilhanas trata-se do segundo maior parque fluvial do mundo formado por mais de 450 ilhas com inúmeros canais e lagos interiores.

 

Pela noite realizaremos um passeio em pequenas canoas pelos pequenos canais e lagos do arquipélago com o objectivo de escutar e observar a fauna selvagem, pássaros, anfíbios, peixes, etc.

 Barco crucero amazonas

Segundo dia:

 

Entramos no Rio Mucuras e navegaremos com pequenas canoas pelo igapo, bosque inundado.

 

Depois de almoço navegaremos até à aldeia de Terra preta, conhecendo a aldeia apreciaremos o seu artesanato e visitaremos uma das suas construções tradicionais a Maloca, casa comum construída de palha, onde o bruxo realizava os seus rituais com plantas de “poder” que conetavam o índio com os seus espíritos ancestrais, permitindo assim transmitir o seu conhecimento oralmente às gerações mais jovens, rituais de cura, etc.

 

Teremos também oportunidade de observar os campos de cultivo da mandioca, base da sua alimentação e as suas rudimentares casas de madeira onde vivem atualmente.

 

Depois de atravessarmos a grande bacia da margem direita do Rio Negro vamos até ao Rio Ariau pequeno rio de águas barrentas com uma fauna e flora própria deste tipo de rios da Amazónia. Chegando ao anoitecer continuamos a observar a fauna.

 

Terceiro dia:

 

Levantamo-nos cedo para ver nascer o sol. Depois do Café da Manhã faremos uma pequena viagem de canoa motorizada pelo rio Ariau onde é frequente observar as iguanas, águias-pescadoras, garças, macacos e outros animais, assim como a majestosa árvore gigante a samaúma.

 

De canoa vamos pescar as terríveis piranhas vermelhas da Amazónia e regressaremos ao barco para iniciar a viagem de volta para Manaus. Teremos para o almoço um prato de comida regional.

 

Se o nível da água o permitir e tivermos tempo vamos dar um mergulho numa das praias de areia branca que se formam no Rio Negro durante a estação seca.

 

Toda a expedição é realizada à medida, longe dos destinos mais comuns com o objectivo de experimentar e sentir a verdadeira Amazónia.

 

Deixaremos dentro de cada viajante uma experiência única na maior floresta tropical do planeta no sistema fluvial da Grande Amazónia.

 

Serão sempre conduzidos por guias profissionais e conhecedores de cada canto desta maravilha natural e fantástica que é a Amazónia, especificamente o Rio Negro, sempre orientados e atendidos no barco Lo Peix com uma tripulação amigável e bem treinada.

 

Desembarque após o almoço cerca das 14:00/15:00h em Manaus na Marina do David.

www.lopeix.com

lopeix69@yahoo.es

92 981824793